ianisgreek escreveu:
Olá colegas !
Já estou acompanhando a algum tempo vários relatos aqui no site de colegas nossos tendo claramente problemas de falhas, engasgos e outras anormalidades no funcionamento dos seus HB20, tanto 1.0 como 1.6 , quando abastecidos com gasolinas !
Então , irei relatar aqui as minhas opiniões a respeito desse problema !
Quando retirei meu HB20 1.6 no começo de dezembro de 2012, eu já tinha decidido qual tipo de combustivel iria abastecer meu HB20 zerado !
Como eu rodo pouco e geralmente somente dentro da cidade, imaginei exatamente aquela mistura que ficou bem conhecida aqui no site de misturar 20% gasolina aditivada ou podium e 80% de etanol !
Por ocasião da entrega técnica, perguntei ao funcionário da CSS se ele sabia com certeza qual combustivel os HB20 vinham abastecidos de fábrica ele me disse que era ETANOL!
Ora colegas, se a própria fábrica da Hyundai Brasil ja faz o primeiro abastecimento, mesmo que de míseros 4 ou 5 litros no tanque, pq ela optou pelo etanol ????
Muito bem, saindo da CSS, paro no primeiro posto e ja faço de estalo a mistura de 20% gasolina podium e 80% etanol, e desde então sempre foi essa a mistura de combustiveis que eu abasteço meu HB20 , sem nunca, jamais altera-la !
Saí em seguida para uma rodovia na saida sul da minha cidade com longas retas exatamente p/ testar o carro novo, de curioso que sempre fui !
Meu HB20 apresentou um funcionamento sempre IMPECÁVEL , motor forte, silencioso e de respostas até surpreendentes para um motor 1.6 !!!!
Mas vejo que outros colegas aqui não tiveram a mesma sorte ... devem ter feito o primeiro abastecimento com gasolina pura !!!!
E o que acontece depois ?
Bom, aqui as possibilidades são muitas, mas vamos por partes :
Se esse novo dono de HB20 apenas abasteceu com gasolina pura e em seguida foi p/ casa feliz da vida mostrar o carro p/ a familia ... e percorreu menos de uns 5 kms ou mesmo 7 kms até 10 kms, realmente a ECU da injeção não teve tempo habil p/ fazer o reconhecimento e assim, se começam os problemas !
Mas tb temos de considerar que as nossas sofríveis gasolinas, oleosas e mal refinadas, tem o poder de sujar rapidamente com uma fuligem preta de carvão, todo o interior do motor INCLUSIVE, VELAS DE IGNIÇÃO e o famoso SENSOR SONDA LAMBDA, esse é um sensor que fica parafusado no cano de escape de todos os carros com injeção eletronica e ele lê e analisa constantemente o teor de oxigenio da mistura de combustiveis queimados em cada instante pelo motor e avisa à ECU ou central da injeção que, a partir daí, identifica o combustivel ou mistura deles que está sendo queimado e adota os parametros de regulagem que o motor irá funcionar, já que essa central agora já sabe qual combustivel, ou mistura de combustiveis o motor está consumindo naquele instante !
Mas pode haver sim, alguma falha no funcionamento deste sensor Lambda, que talvez não se adaptou bem com nossas gasolinas oleosas e ai a bagunça é certa !
Porque ?
Porque a sonda lambda começa a não informar corretamente para a central da injeção o tipo de combustivel que está sendo queimado, e se a injeção ainda tem gravado na sua memória o ultimo combustivel que tinha no tanque que era o etanol de fábrica ( vcs lembram disso ? ) e assim, a central continua achando que no tanque tem etanol e não gasolina que foi colocada por ultimo no tanque e tá feita a bagunça total !
Agora irei explicar aqui, com uma opinião minha o pq dessa confusão :
Os HB20 são carros novos, recem lançados aqui no Brasil, projetados para serem baratos e competitivos no mercado brasileiro !
E para eles terem preços competitivos aqui no nosso mercado, devem obrigatoriamente custar o minimo possível tb para a fabrica da HMB, para haver pelo menos uma razoável margem de lucro, tanto para a fábrica da HMB e lógico que para a matriz da Hyundai Motors da Coreia tb ...
Então colegas, é aqui que entra toda a minha desconfiança, com certeza que todo o sistema de injeçao dos HB20 foram fabricados e trazidos da Coreia do Sul p/ o Brasil, lá a mão de obra é bem mais barata do que aqui, as peças tb IDEM, são bem mais baratas, o que justifica plenamente da HMB trazer de lá todos os componentes do sistema de injeção dos HB20, mas lembremos aqui que existe uma grande diferença a ser considerada ... A GASOLINA !!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas é claro que a gasolina coreana é bem diferente da nossa, de muito melhor qualidade e bem menos oleosa do que as nossas !
Então aqui está uma forte possibilidade de ser essa uma das causas possiveis !
Pode ser então, que os sensores de sonda lambda coreanos apresentaram falhas de compatibilidade ao tentar reconhecer a gasolina brasileira !
Imagino que muitos dos nossos colegas devem estar se perguntando: mas será que a Hyundai Brasil não testou previamente os HB20 com as gasolinas brasileiras ?
Agora sou eu quem pergunto a todos vcs :
- Será mesmo que a Hyundai realmente testou, ou abasteceu a frota toda de testes com etanol, por ser mais barato e produzir mais potencia e torque e mandou os motoristas da fábrica afundar o sapato e tudo bem ?
E se, de fato, testou as gasolinas brasileiras nos motores dos HB20, como então se justifica esse problema que agora se apresenta ?????
Então colegas, como eu não participei de nada lá dentro da Hyundai, só posso jogar no campo da probabilidade !!!!!!!!!!!!!!
E quanto ao etanol, por ele ser um combustivel de queima limpa e seco, não teve problemas de incompatibilidade com as peças coreanas como ocorreu com as nossas gasolinas, por causa disso pode estar aqui então, a razão desses problemas !
Mas , repito novamente aos colegas, não estou confirmando nada, estou apenas expressando aqui uma hipótese possivel sim de ser a causa desse problema de incompatibilidade dos nossos HB20 com nossas gasolinas !
E além do mais, eu não tenho aqui comigo disponível, todo o aparato de um departamento de engenharia de calibração de motores para fazer testes na injeção dos HB20 e descobrir as possiveis causas dessas anomalias !
Agora eu quero ver é esse pessoal da engenharia de motores da Hyundai correndo atrás para descobrir onde ELES ERRARAM e nós, vamos assistir de camarote o desenrolar desse episódio !
Vamos lá coreanos, trabalhem rápido e com o máximo de eficiencia, senão vcs vão perder é MUITO MERCADO AQUI DENTRO DO BRASIL !!!!!!!!!!!!!!!!
E lembre-se HYUNDAI do BRASIL, a concorrencia está de olho em vcs, nos seus mínimos deslizes .....para cair em cima de vcs matando, rsrsrsrsrsrs !
Valeu muito colegas, foi um prazer escrever mais esse texto para todos vcs !
Abraços a todos !
Temos q prestar atenção no novo I30 q tbm é flex....Tudo indica q ele terá o mesmo sintoma se realmente for esse o problema!
É mto estranho esses engasgos.... Sera q aqueles q so usam gasolina podem ficar na mão?esse modulo pode entrar em colapso e parar?
Quero acreditar e acho q a Hyundai vai resolver esse problema o mais rápido possível .
Imagino q isso seja simples de resolver ....Uma atualização nesse modulo talvez...
Abs!