Bem-vindo: 04 Nov 2025 20:12

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: HB20 no “teste da oficina”
MensagemEnviado: 31 Out 2012 07:38 
Offline

Registrado em: 14 Set 2012 13:08
Mensagens: 4
Imagem

Imagem

O EcoSport marcou uma nova fase do Blog Quarentena, que inclui a publicação do que nós chamamos de “Teste da Oficina”. A proposta dessa pauta é levar o carro avaliado para uma análise geral das condições e características mecânicas e fazer uma comparação desse estado com o que o modelo apresentará ao fim de sua estadia por aqui. Rubens Venosa, engenheiro mecânico e consultor de Autoesporte, é dono da oficina Motor Max e fez a avaliação do Hyundai HB20 com a ajuda de seus funcionários.

Antes de iniciar a descrição, cabe o relato: todos na oficina se aglomeraram para ver de perto o hatch. E aí, começaram os comentários – não só sobre a parte mecânica. “Apesar de 1.6, o motor é bem compacto, né?”. “O espaço para as pernas é amplo aqui na frente”. “O porta-malas só abre na lingueta escondida na tampa, né? Não tem comando no interior do carro nem na chave…”. “O espaço no cofre é muito bom. Dá para trabalhar bem em qualquer tipo de conserto. Japoneses e coreanos pensam em tudo em termos de manutenção”.

Outro ponto levantado pelos mecânicos foi a adoção da corrente no lugar da correia dentada. “A correia dura de 50 mil a 60 mil quilômetros. A vida útil da corrente pode acompanhar a do carro”, diz um dos ajudantes de Venosa. “Outro aspecto positivo é a presença do coxim hidráulico, que ajuda a reduzir as vibrações”, explica Rubens Venosa. O engenheiro também aponta o posicionamento inteligente dos módulos de gerenciamento do motor e do ABS, que ficam para trás da bateria. “Em um local mais frio, o que ajuda a manter em bom estado de funcionamento os componentes”. A passagem e o desenho das mangueiras também foram destacados. “Do modo como estão distribuídas, elas não se rompem caso um coxim quebre, por exemplo”.

Sob o veículo, elogios. Os mecânicos aprovaram uma peça plástica que ajuda a direcionar o ar da ventoinha para a coifa do semi-eixo. “Isso é um detalhe interessante, porque essa peça costuma estragar por causa do calor irradiado pelo escapamento, que faz a borracha ressecar. Aliás, a qualidade da borracha é bastante boa”, fala Venosa.

Imagem
Rubens Venosa examina o motor do HB20

Imagem
Propulsor 1.6 tem coxim hidráulico e corrente

Imagem
Módulo de gerenciamento do motor e do ABS ficam longe do calor do motor

Imagem
Mangueiras são bem distribuídas e desenhadas

Imagem
Peça plástica no centro da imagem ajuda a reduzir o calor na coifa

Imagem
Capa plástica protege a tubulação do freio

Outros pontos indicados:

- O fácil acesso a filtros e afins;
- A boa distância dos componentes em relação ao solo;
- O escapamento todo dividido. “Não tem uma peça dentro da outra. As partes são divididas em seções e isso facilita reparos e reduz as chances de surgimento de ferrugem”;
- A tubulação de freio protegida por uma peça plástica em toda a sua extensão.

Ao fim da inspeção, Venosa foi sintético ao comentar a mecânica do HB20: simples, bem pensada e bem feita. Agora é esperar que ela permaneça assim por um longo tempo.

PS: temos anotado os pedidos e sugestões deixados por vocês nos comentários, inclusive sobre o consumo. As informações serão publicadas aqui ao longo dos próximos dias. Valeu!

Fonte:
http://colunas.revistaautoesporte.globo.com/quarentena/


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 no “teste da oficina”
MensagemEnviado: 31 Out 2012 09:07 
Offline

Registrado em: 22 Out 2012 15:38
Mensagens: 18
Otimo post Genescn! Bem esclarecedor quanto a mecanica do HB20, que tambem se mostrou a nova referencia em arrancada e retomada da categoria, conforme o teste da revistaautoesporte. Percebe-se um projeto muito bem estudado e estruturado, vamos ver agora quanto a peças de reposição, pois tive muita dor de cabeça quando precisei para o Tucson...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 no “teste da oficina”
MensagemEnviado: 31 Out 2012 09:27 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 05 Set 2012 06:57
Mensagens: 415
Esse sistema de corrente e mil X melhor que a correia dentada
Se a correia dentada quebrar entorta as valvulas do motor
Agora o sistema de corrente tem a vida util da vida do motor


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 no “teste da oficina”
MensagemEnviado: 31 Out 2012 13:42 
Offline

Registrado em: 28 Out 2012 22:07
Mensagens: 33
Sensacional, ótimo tópico, além de esclarecedor é muito animador também.
Agora, tenho uma dúvida, o 1.6 é corrente, o 1.0 é correia dentada ou corrente?

_________________
Hb20 Confort Style 1.0 Branco Polar


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 no “teste da oficina”
MensagemEnviado: 31 Out 2012 17:10 
Offline

Registrado em: 12 Set 2012 09:35
Mensagens: 43
Ótimo este blog Quarentena. Não conhecia mas, já coloquei nos meus favoritos.

Fora isso, é realmente muito animador saber a opinião de profissionais sobre a mecânica o HB20. Creio que a maioria dos compradores, optou por ele devido ao projeto ser novo. Além, é claro do design, muito atraente, os brasileiros procuram uma mecânica mais robusta, com mais tecnologia embarcada e um projeto com mais tempo dedicado para elaboração. Em suma, o carro está se mostrando até melhor do que podíamos imaginar.

Gostei muito dos detalhes como a corrente no lugar da correia dentada e a disposição dos componentes. Vale, ainda, olhar a matéria anterior no blog, quando falam do desempenho: o melhor entre os concorrentes!!!

A cada novo post aqui no Clube, maior fica a expectativa para a chegada do meu HB20 Confort Style 1.6!! :P

_________________
HB20 Confort Style 1.6


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 no “teste da oficina”
MensagemEnviado: 31 Out 2012 18:06 
Offline

Registrado em: 14 Set 2012 13:08
Mensagens: 4
Valeu galera, também achei a matéria excelente, por isso postei aqui pra compartilhar com todos. Tô com inveja de vcs pegando o 1.6 kkkk, eu vou ficar com 1.0 Comfort Plus mesmo, mais muito contente por ser o HB20 que pra mim é superior ao Gol, Palio, Fiesta, Uno e Celta.

abraço a todos


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 no “teste da oficina”
MensagemEnviado: 31 Out 2012 18:17 
Offline

Registrado em: 18 Set 2012 21:22
Mensagens: 2
Todos os modelos e motores do HB20 sao com corrente !!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 no “teste da oficina”
MensagemEnviado: 31 Out 2012 19:13 
Offline

Registrado em: 28 Out 2012 22:07
Mensagens: 33
Bom saber que todos são com corrente, optei por pegar o 1.0 por diversas razões, pesquisei sobre o picanto e o soul, que são respectivamente os motores 1.0 e 1.6, do hb20, para mim, balanceei entre potência e consumo para meu uso e escolhi o1.0, acredito que andarei muito bem nele e gastarei menos.
Obrigado pelo post e pelas informações!

_________________
Hb20 Confort Style 1.0 Branco Polar


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 no “teste da oficina”
MensagemEnviado: 01 Nov 2012 00:28 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 05 Set 2012 06:57
Mensagens: 415
Antigamente aquele motor nosso conhecido CHT dos Corceis/escorts ,usavam sistema de corrente
o pessoal metia a lenha em cima desse motor elogiava muito ao sistema de correia,...
Hje fiz um teste drive do 1,6 eu achei um motor maravilhoso, hora kse que dou a partida 2X
nem senti o barulho do motor ,esse motor vai fazer muitos seguidores concorrentes


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 no “teste da oficina”
MensagemEnviado: 01 Nov 2012 21:24 
Offline

Registrado em: 01 Nov 2012 21:14
Mensagens: 10
Sensacional esse sistema de corrente.
Os coreanos pensaram em tudo.
Peguei hj meu HB 20 Comfort.
Estou mto feliz.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB