Bem-vindo: 01 Nov 2025 17:56

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 57 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 24 Jan 2015 19:18 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Roberto Bertoche escreveu:
Sou totalmente contra a troca periódica.
Se existe um teste para saber até quando está bom, tem que trocar quando estiver ruim, antes ou depois do tempo periódico. Não importa o tempo periódico.
Importa apenas que está com umidade e precisa ser trocado ou está sem umidade e pode continuar no sistema.
A natureza, o carro e o bolso agradecem.

Entendo sua preocupação Roberto, mas...

...o que nos garante que o tal "teste", não seja apenas a conferência do nível do fluído e se necessário, eles completam o nível ?
E confiar nos serviços, de qualquer ramo, aqui no Brasil tá cada vez mais difícil.

Nunca tive experiências ruins com a Hyundai, mas ainda não cheguei na 1° revisão. Em compensação, de outras montadoras, já tive e já ouvi muitos relatos sobre css diversas.

Complicado mesmo...

Abraços,

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 24 Jan 2015 20:17 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Blza.
Neste teste ele mede o nível de contaminação (acredito que seja pela porcentagem de água acumulada), mas além de água, qualquer óleo perde com o tempo algumas de suas propriedades ( viscosidade, aditivos, etc) concordo que troca por troca seria até burrice, agora trabalhar com qualquer tipo de óleo por tempo indeterminado, confiando em uma caneta eletrônica que fala se o óleo está bom ou não, acho um tanto arriscado, pois todos os ensaios que já presencie

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

MensagemEnviado: 24 Jan 2015 21:43 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Gspar escreveu:
Blza.
Neste teste ele mede o nível de contaminação (acredito que seja pela porcentagem de água acumulada), mas além de água, qualquer óleo perde com o tempo algumas de suas propriedades ( viscosidade, aditivos, etc) concordo que troca por troca seria até burrice, agora trabalhar com qualquer tipo de óleo por tempo indeterminado, confiando em uma caneta eletrônica que fala se o óleo está bom ou não, acho um tanto arriscado, pois todos os ensaios que já presencie

Mexer em qualquer parte do carro é arriscado.
Até desroscar a tampa do tanque para abastecer, que é uma besteira, pode criar problemas e o menor deles é estragar a tampa ou esquecer de fechar e deixar a tampa do posto.
Já vi de tudo, esquecerem aberta a tampa do óleo depois da troca e perder a tampa e sujar tudo de óleo e arriscar de colocar fogo no carro, por um mero esquecimento de colocar a tampa. Quanto menos se mexe em qualquer coisa que não seja necessário, melhor. Quem tem moto e troca o óleo a cada 1 000 km (tem uns caras assim), quando chegar aos 50 mil km, certamente já teve que trocar o bujão e alargar a rosca na tampa do cárter. Depois de roscar, apertar, desapertar e desroscar, sempre sem torquímetro, um bujão 50 vezes, ele já foi pro saco faz tempo.

Se não for necessário, não mexa.
Tudo num carro tem uma vida útil estimada.

Se você ficar abrindo e fechando direto qualquer coisa, até uma porta, ela vai estragar mais cedo.

Ainda mais um procedimento trabalhoso e cheio abertura e apertos de sangradores, pedais, etc.
Há até o risco de trocar o fluido e estragar o freio.
Se o fluido foi testado e está bom eu não vou trocar.

Aqui no WikiHow encontrei um artigo sobre manutenção de freios em que são feitos testes antes de decidir pela troca e os equipamentos de teste eram muito mais rudimentares.
Haja visto o ano e modelo do carro...
http://pt.wikihow.com/Verificar-o-Fluido-de-Freio

Abraço,

MensagemEnviado: 25 Jan 2015 22:23 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Olha pelo o que eu entendo de sistema de freios com meu pai sempre me ensinando ( ele é perito e foi da Pol.Científica ). O problema do fluido seria com uma idade grande, por exemplo 4 anos...pois imagina-se que até lá ele estará contaminado e mesmo assim isso não seria o suficiente para danificar o seu sistema. Se a CSS testar está ótimo.

Se o teste da caneta eletrônica ( essa caneta NÃO é xing ling é usada nos EUA/Europa) indicar que o fluido não está contaminado não teria o por que de trocar antecipadamente. É claro também que não se recomenda deixar mais do que 4 anos. Então o fluido do amigo que estava com 2 anos e 3 meses ainda estaria novo se não tivesse nada de errado com o sistema de freio ele.

Os fabricantes colocam as recomendações que confiam ! Se ele não confia na estanqueidade do sistema dele, é óbvio que ele vai recomendar troca a cada 1 ou 2 anos. Se o fabricante CONFIA que o seu sistema é mais vedado e dura mais, ela indica isso no manual como fez a Hyundai. Nenhum engenheiro no MUNDO ia colocar seu nome para levar processo !

>>>Alias seria até mais interessante para a montadora mandar fazer antes a troca e LUCRAR mais com isso, por exemplo mandando trocar a cada 40mil km e cobrando 150 paus por isso ! Então por que algumas mandam e outras não ?? Então troque quem achar que precisa. Mas faça os testes antes.

Quanto as VELAS...troquem após retirar e checar o eletrodo dela ! Sempre !

A queridinha Honda está mandando trocar vela IRIDIUM com 60 mil km quando se sabe que essas velas duram ao menos 100 mil km ! Passando com tranquilidade por até 120 mil km. Isso é um ABSURDO ! estão trocando velas boas ! jogando material fora por pura ganância. Então cuidado...tem muita balela que se conta por ai...muito mito e etc.

Então lembrem-se por que a dona Hyundai não seria gananciosa e mandaria fazer mais mil manutenções em nossos carros ?? Por que ela confia na mais mecânica dela. Da 5 anos de garantia e por ai vai. VW, Ford, GM dava 1 ano de garantia até uns tempos atrás ! pois claro com pouco tempo já tinha coisa dando pau.

MensagemEnviado: 25 Jan 2015 22:27 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

É verdade.
Tem um amigo me chateando de que eu ainda não troquei as pastilhas do meu carro.
- Que eu tenho que ver isso, que com segurança não se brinca e tals.
Lembrando dele, na revisão dos 50 mil pedi expressamente para verificarem as pastilhas, nem precisava - está no check list da revisão, mas nada, elas estão boas ainda.

Sds.

O mecanico da CSS me mostrou o relatório e disse que minhas pastilhas só gastaram 1mm e tem mais 5mm pra gastar. O disco se quer gastou algo mensurável ! as campanas traseiras nem esquentaram ainda hahaha. Dura mesmo ! eu duvidava viu mas agora calei a boca !!

Diz ele que as pastilhas são para acabar junto com o disco. E disse que tem clientes com carros com 80 mil que não trocaram ainda hahaha.

MensagemEnviado: 26 Jan 2015 01:50 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

bernardo_bee escreveu:
É verdade.
Tem um amigo me chateando de que eu ainda não troquei as pastilhas do meu carro.
- Que eu tenho que ver isso, que com segurança não se brinca e tals.
Lembrando dele, na revisão dos 50 mil pedi expressamente para verificarem as pastilhas, nem precisava - está no check list da revisão, mas nada, elas estão boas ainda.

Sds.

O mecanico da CSS me mostrou o relatório e disse que minhas pastilhas só gastaram 1mm e tem mais 5mm pra gastar. O disco se quer gastou algo mensurável ! as campanas traseiras nem esquentaram ainda hahaha. Dura mesmo ! eu duvidava viu mas agora calei a boca !!

Diz ele que as pastilhas são para acabar junto com o disco. E disse que tem clientes com carros com 80 mil que não trocaram ainda hahaha.

Os automáticos gastam mais freio e por isso mais combustível. :mrgreen:

Achei essas boas dicas derrubando mitos. Do fera Bob Sharp.
http://autoentusiastas.com.br/2013/06/mitos-ii/

Sds.

MensagemEnviado: 26 Jan 2015 19:34 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Nossa AT come freio mesmo, trocamos de um corolla aqui com nem 50mil km.

O seu HB20 vc disse que tem 50mil rodados e ainda não trocou e ele é AT entao?? puxa vida. Um com cambio MT e com motorista com boas práticas vai longeee

MensagemEnviado: 26 Jan 2015 20:59 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

O meu automático está com 6 mil km.
O de 50 mil km é manual.

MensagemEnviado: 26 Jan 2015 21:07 
O de 50 mil km é manual.

Tu roda heim, e olha que três lagoas tem 3 ruas e três lagoas.. E quando passei ai quase cozinhei de calor.. Parecia que tinha 3 sóis também..hahha.. O lugar infernal...

MensagemEnviado: 26 Jan 2015 21:18 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

casarin escreveu:
O de 50 mil km é manual.

Tu roda heim, e olha que três lagoas tem 3 ruas e três lagoas.. E quando passei ai quase cozinhei de calor.. Parecia que tinha 3 sóis também..hahha.. O lugar infernal...

É que a gente acha uma delícia o carro e quando está muito quente vai passear sem rumo no ar condicionado.
Depois das refeições a gente também anda um pouco, dizem que faz bem, e a gente sai a andar no ar condicionado, e assim vai e os quilômetros vão passando... 8-)

Andar de HB20 é o céu nesse calor infernal.

Aliás, como disse Mark Twain, prefiro o céu pelo clima e o inferno pela companhia. 8-)

Sds.

Criar novo tópico Responder  [ 57 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas