Gspar escreveu:
Blza.
Neste teste ele mede o nível de contaminação (acredito que seja pela porcentagem de água acumulada), mas além de água, qualquer óleo perde com o tempo algumas de suas propriedades ( viscosidade, aditivos, etc) concordo que troca por troca seria até burrice, agora trabalhar com qualquer tipo de óleo por tempo indeterminado, confiando em uma caneta eletrônica que fala se o óleo está bom ou não, acho um tanto arriscado, pois todos os ensaios que já presencie
Mexer em qualquer parte do carro é arriscado.
Até desroscar a tampa do tanque para abastecer, que é uma besteira, pode criar problemas e o menor deles é estragar a tampa ou esquecer de fechar e deixar a tampa do posto.
Já vi de tudo, esquecerem aberta a tampa do óleo depois da troca e perder a tampa e sujar tudo de óleo e arriscar de colocar fogo no carro, por um mero esquecimento de colocar a tampa. Quanto menos se mexe em qualquer coisa que não seja necessário, melhor. Quem tem moto e troca o óleo a cada 1 000 km (tem uns caras assim), quando chegar aos 50 mil km, certamente já teve que trocar o bujão e alargar a rosca na tampa do cárter. Depois de roscar, apertar, desapertar e desroscar, sempre sem torquímetro, um bujão 50 vezes, ele já foi pro saco faz tempo.
Se não for necessário, não mexa.
Tudo num carro tem uma vida útil estimada.
Se você ficar abrindo e fechando direto qualquer coisa, até uma porta, ela vai estragar mais cedo.
Ainda mais um procedimento trabalhoso e cheio abertura e apertos de sangradores, pedais, etc.
Há até o risco de trocar o fluido e estragar o freio.
Se o fluido foi testado e está bom eu não vou trocar.
Aqui no WikiHow encontrei um artigo sobre manutenção de freios em que são feitos testes antes de decidir pela troca e os equipamentos de teste eram muito mais rudimentares.
Haja visto o ano e modelo do carro...
http://pt.wikihow.com/Verificar-o-Fluido-de-FreioAbraço,