Bem-vindo: 06 Nov 2025 20:10

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 98 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 10  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Rodas x Pneus: mantendo as configurações originais
MensagemEnviado: 03 Fev 2013 12:47 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

ianisgreek escreveu:
Oi Sotto, to acompanhando aqui o papo e vou tb ti dar minha opinião , quem sabem ti ajuda : quando se procura mais estabilidade, como me parece ser o seu caso, o que ajuda é sempre vc procurar não aumentar demais o diamtro da roda original do carro, mas aumenatr a TALA da roda, ou seja, a largura dela, porque assim, vc vai abrir mais a lateral do pneu com banda de rodagem e tudo e o pneu vai escorar bem mais no chão, melhorando bem mais a estabilidade entendeu ? Ti dando um exemplo : se no HB20 premium 1.6 as rodas originais são 15 x 5.5 vc pode até conservar o tamanho do aro de 15 pol. e aumentar a tala de 5.5 para 6.5 ou 7 pol. verificando tb se existe espaço fisico na suspensão e paralamas para não haver interferencia, bem como verificar se ela não vai ficar para fora demais do paralama do carro. No meu HB20 eu simplesmente troquei as rodas originais de ferro 14 x 5 por rodas de aluminio 14 x 6 e so aumentando essa polegada a mais na largura da roda e mantendo o mesmo tamanho de pneu original ( 175/70-14 ) o carro ganhou bem mais estabilidade em retas e curvas, então imagina vc se eu tb troco os pneus por algo como 185/65-14 que são mais laros e baixos ? Melhorava mais ainda com certeza amigo ! É isso ai gente ! Abraços !

Sim, eu sei disso! Por isso estou querendo pular de 185 pra 205, só não dá pra manter o 60 pq a roda não aceita 205/60, só 205/55.
Vai ser um pouco mais baixo só, porem 20 mais largo. Queria saber só se a diferença é boa mesmo, pq se for pra trocar e o carro consumir mais sem agarrar mais no chão e eu não correr o risco de rodar de novo, não vale a pena. Sem contar que os pneus são mais caros.
Até agora só vi gente pulando do aro 14 pro 15 ou superior, ou saindo do 15 pra um superior tb. Não vi ninguém mantendo o aro 15 por exemplo e aumentando só a largura dos pneus.

+ Farois Xenon 4300k
    + Iluminação Interna de Led
    + Rodas originais envelopadas
    + Aerofólio

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 03 Fev 2013 22:58 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Sotto escreveu:
ianisgreek escreveu:
Oi Sotto, to acompanhando aqui o papo e vou tb ti dar minha opinião , quem sabem ti ajuda : quando se procura mais estabilidade, como me parece ser o seu caso, o que ajuda é sempre vc procurar não aumentar demais o diamtro da roda original do carro, mas aumenatr a TALA da roda, ou seja, a largura dela, porque assim, vc vai abrir mais a lateral do pneu com banda de rodagem e tudo e o pneu vai escorar bem mais no chão, melhorando bem mais a estabilidade entendeu ? Ti dando um exemplo : se no HB20 premium 1.6 as rodas originais são 15 x 5.5 vc pode até conservar o tamanho do aro de 15 pol. e aumentar a tala de 5.5 para 6.5 ou 7 pol. verificando tb se existe espaço fisico na suspensão e paralamas para não haver interferencia, bem como verificar se ela não vai ficar para fora demais do paralama do carro. No meu HB20 eu simplesmente troquei as rodas originais de ferro 14 x 5 por rodas de aluminio 14 x 6 e so aumentando essa polegada a mais na largura da roda e mantendo o mesmo tamanho de pneu original ( 175/70-14 ) o carro ganhou bem mais estabilidade em retas e curvas, então imagina vc se eu tb troco os pneus por algo como 185/65-14 que são mais laros e baixos ? Melhorava mais ainda com certeza amigo ! É isso ai gente ! Abraços !

Sim, eu sei disso! Por isso estou querendo pular de 185 pra 205, só não dá pra manter o 60 pq a roda não aceita 205/60, só 205/55.
Vai ser um pouco mais baixo só, porem 20 mais largo. Queria saber só se a diferença é boa mesmo, pq se for pra trocar e o carro consumir mais sem agarrar mais no chão e eu não correr o risco de rodar de novo, não vale a pena. Sem contar que os pneus são mais caros.
Até agora só vi gente pulando do aro 14 pro 15 ou superior, ou saindo do 15 pra um superior tb. Não vi ninguém mantendo o aro 15 por exemplo e aumentando só a largura dos pneus.
Ei Sotto veja bem, eu ti comentei aqui que mais importante que aumentar o tamanho de rodas/pneus de 14 para 15 ou maiores ainda é : aumentar a TALA das rodas em conjunto com pneus mais largos tb ! Se vc optar por aumentar APENAS os pneus por outros mais largos não se ganha QUASE nada, ou seja, vc não estará aproveitando quase nada as vantagens de instalar esses pneus mais largos porque as rodas permanecem estreitas e não ABREM esses pneus mais largos para que eles AGARREM mais no solo entendeu ? Aqui no mercado brasileiro é comum esse erro quando se trocam rodas por outras maiores, o pessoal geralmente so olha por aumentar o diametro dos aros de 14 pol. por exemplo para 15 ou 16 etc, mas esquecem de aumentar tb a LARGUrA das rodas, por exemplo de 5 para 6 pol. ou de 6 para 7 pol. portanto importante aqui é aumentar a TALA ( largura ) das rodas muito mais do que APENAS aumentar largura só de pneus ! Vou ti dar um exemplo pessoal : no meu voyage 1986 que tá bem alteradinho na mecanica, troquei as rodas de 13 pol. e tala 5 originais por 14 pol. e tala 7 pol. e os pneus passaram de 175/70-13 para 195/60-14 e vc faz curvas com ele em velocidades bem abusadas e os pneus agarram ao chão igual chicletes ... rsrsrs ,percebeu aqui as diferenças? Uma coisa completa a outra amigo, é isso aí tá ? Abraço !

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

MensagemEnviado: 04 Fev 2013 01:58 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Sotto escreveu:
derby.1.6 escreveu:
Sotto escreveu:
Só vi esse tópico hoje!!!
Me ajudou bastante... Eu estava querendo mudar pra um pneu 205/60 ou 215/60, pelo jeito o máximo q serviria nas rodas originais seriam 205/55, é isso?
Gostaria de saber se alguém aqui fez essa troca e se muda muito, e em relação a que.
Quem mudou das rodas 14 pra 15 eu sei que a diferença é absurda, mas queria saber se alguém que já tinha as rodas 15 e manteve, mudando só o pneu, notou diferença grande.

bom mudar somente o pneu pode não ser uma experiência boa...

eu tive um polo com 195/55 R15 e sofria com as bolhas, resolvi colocar pneus 195/60... o carro ficou mais macio, mas respondia um pouco menos em curvas... mas ficou muito bom na buraqueira...

no clube do jetta a galera não curtiu mudar o pneu de 225/45 para 225/50 ou 235/45

mas existe pneus 205/55 R15??? pra mim essa medida era comum em aros 16! ahh e mudando de 195 pra 205 só vai sentir o peso maior no volante, além do consumo que aumenta, afinal, é mais arrasto... diferença na estabilidade vai ser pouca, beeem pouca!

Segundo o site que postaram, a roda do HB20 é compatível com 195/55 e 205/55. E o pulo vai ser de 185/60 pra 205/55. Apesar de não sofrer de instabilidade, eu quero garantir uma chance mínima de sair de traseira em curvas... eu dei PT no meu i30 assim, aquaplanei de traseira e n tive oq fazer pra controlar o carro. Fiquei meio traumatizado.

pular de 185 pra 205 não vai resolver a questão da aquaplanagem... afinal um pneu mais largo vai fazer o carro aquaplanar mais fácil ao passar numa poça de água, afinal, pressão = força/área, sendo a força uma constante (peso do carro), quanto maior a área, menor vai ser a pressão, fazendo o carro aquaplanar mais fácil... vc vai derrapar MENOS apenas enquanto o pneu tiver contato com o chão no seco ou no molhado, mas se tiver uma película de água, nada vai adiantar ter pneus 205, 215, 235.... pois na aquaplanagem os pneus não tem NENHUM contato com o piso...

para não acontecer de novo o que aconteceu com o seu i30, vc precisa de ESP e andar mais devagar ;)

MensagemEnviado: 05 Fev 2013 08:08 

ianisgreek escreveu:
Sotto escreveu:
ianisgreek escreveu:

Ei Sotto veja bem, eu ti comentei aqui que mais importante que aumentar o tamanho de rodas/pneus de 14 para 15 ou maiores ainda é : aumentar a TALA das rodas em conjunto com pneus mais largos tb ! Se vc optar por aumentar APENAS os pneus por outros mais largos não se ganha QUASE nada, ou seja, vc não estará aproveitando quase nada as vantagens de instalar esses pneus mais largos porque as rodas permanecem estreitas e não ABREM esses pneus mais largos para que eles AGARREM mais no solo entendeu ? Aqui no mercado brasileiro é comum esse erro quando se trocam rodas por outras maiores, o pessoal geralmente so olha por aumentar o diametro dos aros de 14 pol. por exemplo para 15 ou 16 etc, mas esquecem de aumentar tb a LARGUrA das rodas, por exemplo de 5 para 6 pol. ou de 6 para 7 pol. portanto importante aqui é aumentar a TALA ( largura ) das rodas muito mais do que APENAS aumentar largura só de pneus ! Vou ti dar um exemplo pessoal : no meu voyage 1986 que tá bem alteradinho na mecanica, troquei as rodas de 13 pol. e tala 5 originais por 14 pol. e tala 7 pol. e os pneus passaram de 175/70-13 para 195/60-14 e vc faz curvas com ele em velocidades bem abusadas e os pneus agarram ao chão igual chicletes ... rsrsrs ,percebeu aqui as diferenças? Uma coisa completa a outra amigo, é isso aí tá ? Abraço !

Muito bem observado isso!!! Não adianta apenas aumentar a largura do pneu sem alterar a roda, precisa também, junto com o conjunto, aumentar a tala da roda... o aro 14 original deve ser tala 6... se você passar para uma aro 17, por exemplo, você já muda para tala 7, que é em sua grande maioria dos aros 17"... você poderia até colocar um 215 em uma roda 14" (mas acredito que não exista essa largura de pneu pra esse aro) que não iria sentir tanto essa diferença de estabilidade...

Comento sobre essa questão com bastante segurança pela experiência em outros carros... tive um corsa modelo novo que era original aro 13" e andava de 17"... cerato de 18" e agora tenho um fusion de aro 20"... essa é minha cachaça, não consigo manter um carro original.. rss... só por enquanto o HB20 esta original, mas por enquanto.. rss..

Quanto as diferenças no odômetro, consumo e etc, acho bem insignificativas... o consumo altera muito pouco e a questão de velocidade marcada praticamente nada... deve alterar coisa de 2 km/h, no máximo... nem passando cravado na velocidade limite de um radar você chega a ser multado...

Bom, espero ter ajudado também...

[]'s

MensagemEnviado: 05 Fev 2013 13:59 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Entendi, pessoal.
Mas a questão é que eu não tenho condições de trocar as rodas agora, por isso estava tentando achar soluções pra melhorar a minha segurança trocando somente os pneus!
Vocês acham perda de dinheiro trocar os pneus 185/60 por um 205/55 então?

+ Farois Xenon 4300k
    + Aerofólio

MensagemEnviado: 06 Fev 2013 18:29 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Sotto escreveu:
Entendi, pessoal.
Mas a questão é que eu não tenho condições de trocar as rodas agora, por isso estava tentando achar soluções pra melhorar a minha segurança trocando somente os pneus!

acho que num pneu 195/55 já é o limite... a marca do pneu vai influenciar mais do que a largura

MensagemEnviado: 06 Fev 2013 19:11 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

derby.1.6 escreveu:
Sotto escreveu:
Entendi, pessoal.

acho que num pneu 195/55 já é o limite... a marca do pneu vai influenciar mais do que a largura

Não, na roda 15 do HB vai até 205/55.
Mas pelo visto não vai mudar nada, né... Tem que trocar pra uma roda maior e com tala maior...

+ Farois Xenon 4300k
    + Aerofólio

MensagemEnviado: 11 Fev 2013 13:02 

Muito se fala em rodas aro 17``, e as 16, nao seriam mais interessante por manter um perfil de pneu mais elevado... Como um colega já perguntou, acho que esse seria o equilibrio entre estética e conforto. Ninguém tem experiencia nesse aro?

MensagemEnviado: 12 Fev 2013 00:30 
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Sotto escreveu:
derby.1.6 escreveu:
Sotto escreveu:
Entendi, pessoal.

Não, na roda 15 do HB vai até 205/55.
Mas pelo visto não vai mudar nada, né... Tem que trocar pra uma roda maior e com tala maior...

E aí Sotto!
Cara... Vou dar minha opinião sobre isso.
A menos que você pretenda fazer curvas a 170Km/h, pneus 195/50 ou 195/55 vão te atender MUITO BEM para o aro 15.
Além do que você não terá queda no rendimento do combustível nem perda da maciez da direção. Tecnicamente (não esteticamente) falando, pneus 205 para uso urbano, ao meu ver, é desperdício de dinheiro...
;)

HB20 Comfort 1.6 Prata
---------------------------------
Imagem

MensagemEnviado: 12 Fev 2013 13:05 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

ArnaldoMoro escreveu:
E aí Sotto!
Cara... Vou dar minha opinião sobre isso.
A menos que você pretenda fazer curvas a 170Km/h, pneus 195/50 ou 195/55 vão te atender MUITO BEM para o aro 15.
Além do que você não terá queda no rendimento do combustível nem perda da maciez da direção. Tecnicamente (não esteticamente) falando, pneus 205 para uso urbano, ao meu ver, é desperdício de dinheiro...
;)

Hahaha, ta loco! Não pretendo não! Quando rodei eu estava a 65~70km/h, oq me fudeu foi a chuva mesmo, tinha água empoçada correndo de lado no solo, e eu fiz a curva aberta pra ultrapassar um carro, fui bem imprudente, rs...
Muito obrigado pela dica! :)

+ Farois Xenon 4300k
    + Aerofólio

Criar novo tópico Responder  [ 98 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 10  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas