ianisgreek escreveu:
Sotto escreveu:
ianisgreek escreveu:
Oi Sotto, to acompanhando aqui o papo e vou tb ti dar minha opinião , quem sabem ti ajuda : quando se procura mais estabilidade, como me parece ser o seu caso, o que ajuda é sempre vc procurar não aumentar demais o diamtro da roda original do carro, mas aumenatr a TALA da roda, ou seja, a largura dela, porque assim, vc vai abrir mais a lateral do pneu com banda de rodagem e tudo e o pneu vai escorar bem mais no chão, melhorando bem mais a estabilidade entendeu ? Ti dando um exemplo : se no HB20 premium 1.6 as rodas originais são 15 x 5.5 vc pode até conservar o tamanho do aro de 15 pol. e aumentar a tala de 5.5 para 6.5 ou 7 pol. verificando tb se existe espaço fisico na suspensão e paralamas para não haver interferencia, bem como verificar se ela não vai ficar para fora demais do paralama do carro. No meu HB20 eu simplesmente troquei as rodas originais de ferro 14 x 5 por rodas de aluminio 14 x 6 e so aumentando essa polegada a mais na largura da roda e mantendo o mesmo tamanho de pneu original ( 175/70-14 ) o carro ganhou bem mais estabilidade em retas e curvas, então imagina vc se eu tb troco os pneus por algo como 185/65-14 que são mais laros e baixos ? Melhorava mais ainda com certeza amigo ! É isso ai gente ! Abraços !
Sim, eu sei disso! Por isso estou querendo pular de 185 pra 205, só não dá pra manter o 60 pq a roda não aceita 205/60, só 205/55.
Vai ser um pouco mais baixo só, porem 20 mais largo. Queria saber só se a diferença é boa mesmo, pq se for pra trocar e o carro consumir mais sem agarrar mais no chão e eu não correr o risco de rodar de novo, não vale a pena. Sem contar que os pneus são mais caros.
Até agora só vi gente pulando do aro 14 pro 15 ou superior, ou saindo do 15 pra um superior tb. Não vi ninguém mantendo o aro 15 por exemplo e aumentando só a largura dos pneus.
Ei Sotto veja bem, eu ti comentei aqui que mais importante que aumentar o tamanho de rodas/pneus de 14 para 15 ou maiores ainda é : aumentar a TALA das rodas em conjunto com pneus mais largos tb ! Se vc optar por aumentar APENAS os pneus por outros mais largos não se ganha QUASE nada, ou seja, vc não estará aproveitando quase nada as vantagens de instalar esses pneus mais largos porque as rodas permanecem estreitas e não ABREM esses pneus mais largos para que eles AGARREM mais no solo entendeu ? Aqui no mercado brasileiro é comum esse erro quando se trocam rodas por outras maiores, o pessoal geralmente so olha por aumentar o diametro dos aros de 14 pol. por exemplo para 15 ou 16 etc, mas esquecem de aumentar tb a LARGUrA das rodas, por exemplo de 5 para 6 pol. ou de 6 para 7 pol. portanto importante aqui é aumentar a TALA ( largura ) das rodas muito mais do que APENAS aumentar largura só de pneus ! Vou ti dar um exemplo pessoal : no meu voyage 1986 que tá bem alteradinho na mecanica, troquei as rodas de 13 pol. e tala 5 originais por 14 pol. e tala 7 pol. e os pneus passaram de 175/70-13 para 195/60-14 e vc faz curvas com ele em velocidades bem abusadas e os pneus agarram ao chão igual chicletes ... rsrsrs ,percebeu aqui as diferenças? Uma coisa completa a outra amigo, é isso aí tá ? Abraço !
Muito bem observado isso!!! Não adianta apenas aumentar a largura do pneu sem alterar a roda, precisa também, junto com o conjunto, aumentar a tala da roda... o aro 14 original deve ser tala 6... se você passar para uma aro 17, por exemplo, você já muda para tala 7, que é em sua grande maioria dos aros 17"... você poderia até colocar um 215 em uma roda 14" (mas acredito que não exista essa largura de pneu pra esse aro) que não iria sentir tanto essa diferença de estabilidade...
Comento sobre essa questão com bastante segurança pela experiência em outros carros... tive um corsa modelo novo que era original aro 13" e andava de 17"... cerato de 18" e agora tenho um fusion de aro 20"... essa é minha cachaça, não consigo manter um carro original.. rss... só por enquanto o HB20 esta original, mas por enquanto.. rss..
Quanto as diferenças no odômetro, consumo e etc, acho bem insignificativas... o consumo altera muito pouco e a questão de velocidade marcada praticamente nada... deve alterar coisa de 2 km/h, no máximo... nem passando cravado na velocidade limite de um radar você chega a ser multado...
Bom, espero ter ajudado também...
[]'s